Conheça nosso blog
08Mar
tecnologia do uso de drones na pecuária

Saiba mais sobre o uso de drones na pecuária

O uso de drones ganha cada vez mais espaço em diversas áreas, seja em filmagem, engenharia civil, fotografia, entre outros. Sendo assim, a utilização da tecnologia na vida rural também está crescendo exponencialmente. Uma das inovações mais recentes é o uso de drones na pecuária e na agricultura.

Sua versatilidade é uma das suas maiores vantagens, pois pode desenvolver diversas funções na mesma propriedade. Entre elas, a mais utilizada é a análise de plantio. Devido à sua produtividade e custo-benefício, o interesse dos produtores rurais pela tecnologia é crescente. Neste artigo, você entenderá por que razão o uso de drones na pecuária e agricultura é um excelente investimento.

Entenda sobre as funções do uso de drones na pecuária

Análise e demarcação da plantação

Esses casos são os mais comuns de uso de drones na pecuária. Ocorrem com o objetivo de analisar a plantação e detectar pragas e doenças, falhas de plantio, excesso de irrigação e afins. Ainda podem ser aliados a softwares para análise das imagens captadas. Ao ver de cima, é possível analisar a coloração da planta, detectando a presença de fungos, por exemplo.

Também auxilia para saber em que área plantar, pois proporciona uma visão do alto de forma fácil e ágil. Dessa forma, analisa-se, de acordo com as imagens captadas, quais áreas estão mais propícias para a semeadura.

Acompanhamento do desenvolvimento da safra e pastagem

O uso de drones na pecuária auxilia na identificação de pastos que devem ser reformados e quais podem ser utilizados. Caso seja preciso uma análise mais detalhada, é possível escolher pontos estratégicos da fazenda para coletar o solo, que será enviado para laboratórios.

Também é possível utilizar o drone para saber se a lavoura está desenvolvendo como o esperado e realizar uma análise do desenvolvimento da safra. Assim, ocorre um acompanhamento preciso do crescimento da safra, tal como a necessidade de mais pesticidas, entre outros.

Pulverização

Recém-lançados como pulverizadores, os drones alcançam áreas de difícil acesso, onde nem mesmo a aviação agrícola consegue atuar. Segundo a engenheira agrônoma Alessandra Barreto, gerente de serviços da Coopercitrus e uma das coordenadoras da arena de tecnologia da 24ª Agrishow, os gastos com insumos são reduzidos em até 80% com o uso de drones na pulverização. Tal aplicação pode ser mais eficiente pela proximidade das plantas e mais segura por não ter um piloto embarcado.

Identificação de danos

Com visão ampla de lugares de difíceis acessos, o uso de drones na pecuária ajuda a identificar desmatamentos, com localização precisa, ajudando a combatê-los. Os drones conseguem sobrevoar incêndios e descobrir focos do fogo e, com isso, controlá-los. Também é possível a identificação dos agentes causadores. Tal tecnologia foi utilizada com este propósito no incêndio do Porto de Santos em abril de 2015.

Acompanhamento e monitoramento de animais

Já é possível, por exemplo, tocar uma boiada apenas com o drone. Entretanto, especialistas em bem-estar animal atentam para o uso ponderado desta função, pois pode estressar os bichos.
Uma das vantagens de tal função é contar o rebanho sem precisar deslocar um peão para isso. Além disso, caso um animal se perca do rebanho, o drone pode buscá-lo e tocá-lo de volta para o bando.

O uso de drones na pecuária abrange diversas áreas, como localização de nascentes, vigilância, localização de abertura de estradas e a telemetria. Aqui no blog do ITARC, você encontra dicas sobre o uso de drones de várias formas. Somos a única formação de pilotos de RPAS do Brasil, com instrutores altamente qualificados para orientar nossos alunos. Além de um completo treinamento de drone, oferecemos também o curso de manutenção de drones. Entre em contato conosco  e saiba mais sobre nossos cursos!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags