Conheça nosso blog
04Out
drones na engenharia (otimizada)

Como usar drones na engenharia civil?

De acordo com pesquisas, a procura por drones cresceu 274% em apenas um ano. Além das pessoas que utilizam o aparelho informalmente, a porcentagem inclui empresários que estão implantando os drones na engenharia civil.

Esse crescimento é causado pelos constantes avanços tecnológicos e pela necessidade de consolidar cidades inteligentes. Considerando este cenário, o Itarc desenvolveu este artigo para esclarecer como é o uso de drones no setor e quais são as vantagens. Assim, você poderá aplicar a ferramenta no seu negócio de maneira adequada.

Drones na engenharia: como eles podem ser utilizados?

Os RPAS, conhecidos popularmente como drones, estão revolucionando cada vez mais o ramo de construções. Com eles, é possível analisar imagens aéreas sob diversos ângulos. Isso permite um estudo mais adequado da edificação. Além disso, a tecnologia também auxiliou a melhorar a produtividade e diminuir o tempo de realização das tarefas. Confira abaixo as possibilidades de uso dos drones na engenharia.

Inspeção de obras

As inspeções de obras são fundamentais para identificar possíveis riscos e garantir mais segurança para o procedimento. Além disso, elas também auxiliam a melhorar a qualidade dos projetos. Entretanto, é comum que profissionais e empresas do setor negligenciem esse método.

Com a utilização dos drones, realizar a inspeção se torna muito mais fácil e prático. O equipamento consegue filmar locais de difícil acesso, prevenindo que funcionários corram riscos no momento da perícia. Além disso, é mais rápido identificar quando a construção está deteriorada fazendo uso da tecnologia.

Todo o processo de documentação da inspeção se torna muito mais simples com o uso de RPAS. Assim, essa etapa do trabalho deixa de ser um transtorno e se torna uma tarefa rápida de ser executada.

Fotogrametria

A fotogrametria permite a realização de medições e interpretações por meio de fotografias. Na Engenharia Civil, ela pode ser usada para planejamentos urbanos, mapeamentos e projetos de construções. A utilização dos drones facilita a realização desses processos e torna a rotina de trabalho mais proveitosa.

Além disso, diferentemente das imagens com aviões, os drones são capazes de retratar os detalhes do solo com mais fidelidade. Isso acontece porque o equipamento permite voos mais baixos. Por exemplo, o avião tripulado consegue ter 10 cm de detalhamento. Já os drones conseguem chegar a 1 cm. Confira este exemplo de fotogrametria com drone:

Captação de imagens térmicas

Quando equipados com sensores, é possível que os RPAS representem os locais que emitem ondas infravermelhas em grande quantidade. Ou seja, será possível verificar as regiões mais quentes de um imóvel e estruturar a construção com base nisso.

Esse método é muito útil, porque os engenheiros terão maior capacidade de avaliar quais ambientes necessitam de medidas de segurança. Por exemplo, construção de escadas ou instalação de portas corta fogo.

Quais são as vantagens dos drones na engenharia civil?

Baixo custo

Em aviões e helicópteros, geralmente é necessário que um fotógrafo seja contratado para fazer os cliques. No caso dos vídeos, além do fotógrafo é preciso que um cinegrafista esteja presente. Já com os drones, além do equipamento ser mais barato e de fácil manutenção, as imagens são capturadas de maneira autônoma.

Portanto, a tecnologia representa uma redução drástica nos custos. Sem contar que, nos dias atuais, contar com a ferramenta significa vantagem competitiva. Lembre-se de que o mercado da engenharia está cada vez mais acirrado e carente de novas tecnologias.

Segurança

Essa é uma das principais vantagens dos drones. Os drones são capazes de capturar imagens em locais altos e de difícil acesso. Caso essas filmagens fossem feitas por humanos, os riscos de acidentes seriam enormes. É grande a quantidade de equipamentos de segurança necessários para que esse tipo de filmagem seja feita de forma responsável. Em muitos casos, essas ferramentas de proteção são deixadas de lado. Portanto, além de economia, com os drones é muito mais seguro captar imagens aéreas.

Maior produtividade

Geralmente, inspeções de obras trazem inúmeros transtornos para os engenheiros. Escadas, andaimes e cordas são necessários para que a fiscalização da construção seja realizada. Além do risco, esse processo pode levar horas ou dias. Por outro lado, os drones na engenharia permitem que o serviço seja feito de maneira mais rápida e eficiente. O tempo que seria gasto com o método tradicional pode ser redirecionado para outras tarefas importantes. Dessa maneira, as chances da obra ser finalizada antes do prazo são maiores.

Equipamento democrático

O investimento em um primeiro drone não é alto, se comparado com outros equipamentos. Além disso, a especialização pode ser feita por qualquer adulto, com o auxílio de uma boa academia de drones.

Não há requisitos para realizar uma formação de pilotagem. Outro ponto positivo do curso é que o aluno tem a oportunidade de conhecer as normas jurídicas necessárias. Dessa maneira, a atividade será exercida com muito mais segurança e responsabilidade. Se você deseja aproveitar as vantagens dos drones na engenharia, conte com o ITARC.

Oferecemos curso de mapeamento aéreo com drones, em que o aluno aprende a utilizar softwares e aplicativos de gerenciamento de voo automático para planejamento e execução de voos para mapeamento. O aluno também pode se preparar para tornar-se um especialista em Pix4D Mapper, um dos softwares de mais referência no mercado. Para saber mais sobre o nosso trabalho, entre em contato!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags