Você que gosta de tecnologia e aviação, já imaginou o mercado de trabalho para pilotos de drones? Essa é uma área da tecnologia atrelada à inteligência artificial que se encontra em ascensão, e com isso, tende a mudar o mercado de trabalho com a inserção de futuras novas profissões. Ficou curioso? Prossiga a leitura!
7 áreas de atuação no mercado de trabalho para pilotos de drones
1- Filmagem e Fotografia
O segmento cinematográfico é uma das áreas mais populares do mercado de trabalho para pilotos de drones. Podendo abranger fotógrafos, videomaker, cinegrafistas e fotojornalistas. A cada dia que passa, produtoras do audiovisual investem em drones para realizar a melhor cobertura de eventos com todos os detalhes e qualidade possíveis. Aqui no nosso blog, já falamos de temas específicos com relação entre drone e fotografia. Vale a pena conferir:
– drones para fotografia
– drones em cobertura jornalística
– filmagem com drones.
Você, fotógrafo ou cinegrafista, se especialize em pilotagem de drones e amplie sua área de atuação!
2- Mapeamento
O mapeamento aéreo é um campo do mercado de trabalho para pilotos de drones voltado para a engenharia. Esse trabalho é pautado na fotogrametria, ciência que estuda e projeta a produção de mapas e cartas topográficas de grandes terrenos através dos drones.
3- Segurança e monitoramento
A tecnologia é uma grande aliada ao ramo de segurança e monitoramento. A partir disso, grandes empresas de segurança privada adotaram o uso de drones à sua rotina. Pensando nisso, é possível sobrevoar e monitorar grandes espaços em tempo real com imagens e vídeos de alta qualidade. Ainda neste ano de 2022 o ITARC lança o Curso de Operações Táticas com Drones, primeiro nas américas a abordar o tema e utilizar o drone de forma tática. Curso que vem fazendo bastante sucesso entre agentes de segurança, militares e policiais.
4- Agricultura
A agricultura é um dos pilares que gira o setor econômico no nosso país. Juntamente a isso, se tornou mais um dos segmentos de mercado de trabalho para piloto de drones. Donos de grandes fazendas utilizam esse recurso para monitorar seus gados, suas plantações, calcular hectares e verificar outras irregularidades.
5- Pesquisas científicas
Os drones também são usados para fins de pesquisas científicas. Isto é, pesquisadores adotaram o uso do drone para sobrevoar áreas e coletar materiais de difícil acesso. Além disso, o veículo aéreo não tripulado também auxilia no estudo de fenômenos climáticos, naturais e meteorológicos.
6- Serviço de delivery
É inegável que o serviço de delivery ganhou força e conquistou seu espaço ao longo dos anos, ainda mais com a ajuda de outros aplicativos. A partir disso, se tornou mais um campo de mercado de trabalho para pilotos de drones. Isso porque muitas empresas querem otimizar o tempo das entregas, reduzir custos de frete e combustíveis. Então, em um futuro não tão distante, será possível realizar entregas com drones.
7- YouTube
Muitas pessoas ganham a vida na internet, sejam elas blogueiras, digital influencers ou youtubers. A partir do momento em que você encontrar seu nicho, poderá investir e monetizar em cima disso.
Por exemplo, supondo que seu público seja amante da tecnologia e aviação, já possui drones ou tem o desejo de comprar um, produzir conteúdos de unboxing, dúvidas sobre o equipamento e comparar modelos de drones seria uma maneira de lucrar com isso.
Como me tornar um piloto de drone?
Gostou de saber tudo sobre o mercado de trabalho para pilotos de drones? Conheça nosso Curso de Pilotagem de Drone (RPAS) — Formação de Pilotos. Somos uma academia de drones e oferecemos toda a estrutura necessária para futuros pilotos. Entre em contato conosco!
Continue acompanhando as novidades no blog do ITARC!