Você que gosta de tecnologia e aviação, já imaginou o mercado de trabalho para pilotos de drones? Essa é uma área da tecnologia atrelada à inteligência artificial que se encontra em ascensão, e com isso, tende a mudar o mercado de trabalho com a inserção de futuras novas profissões. Ficou curioso? Prossiga a leitura!

7 áreas de atuação no mercado de trabalho para pilotos de drones

1- Filmagem e Fotografia

O segmento cinematográfico é uma das áreas mais populares do mercado de trabalho para pilotos de drones. Podendo abranger fotógrafos, videomaker, cinegrafistas e fotojornalistas. A cada dia que passa, produtoras do audiovisual investem em drones para realizar a melhor cobertura de eventos  com todos os detalhes e qualidade possíveis. Aqui no nosso blog, já falamos de temas específicos com relação entre drone e fotografia. Vale a pena conferir:

drones para fotografia
drones em cobertura jornalística
filmagem com drones.

Você, fotógrafo ou cinegrafista, se especialize em pilotagem de drones e amplie sua área de atuação!

2- Mapeamento

ingresse no mercado de trabalho para pilotos de drones

O mapeamento aéreo é um campo do mercado de trabalho para pilotos de drones voltado para a engenharia. Esse trabalho é pautada na fotogrametria, ciência que estuda e projeta a produção de mapas e cartas topográficas de grandes terrenos através dos drones.

3- Segurança e monitoramento

A tecnologia é uma grande aliada ao ramo de segurança e monitoramento. A partir disso, grandes empresas de segurança privada adotaram o uso de drones à sua rotina. Pensando nisso, é possível sobrevoar e monitorar grandes espaços em tempo real com imagens e vídeos de alta qualidade.

4- Agricultura

A agricultura é um dos pilares que gira o setor econômico no nosso país. Juntamente a isso, se tornou mais um dos segmentos de mercado de trabalho para piloto de drones. Donos de grandes fazendas utilizam esse recurso para monitorar seus gados, suas plantações, calcular hectares e verificar outras irregularidades.

5- Pesquisas científicas

Os drones também são usados para fins de pesquisas científicas. Isto é, pesquisadores adotaram o uso do drone para sobrevoar áreas e coletar materiais de difícil acesso. Além disso, o veículo aéreo não tripulado também auxilia no estudo de fenômenos climáticos, naturais e meteorológicos.

6- Serviço de delivery

É inegável que o serviço de delivery ganhou força e conquistou seu espaço ao longo dos anos, ainda mais com a ajuda de outros aplicativos. A partir disso, se tornou mais um campo de mercado de trabalho para pilotos de drones. Isso porque muitas empresas querem otimizar o tempo das entregas, reduzir custos de frete e combustíveis. Então, em um futuro não tão distante, será possível realizar entregas com drones.

7- YouTube

Muitas pessoas ganham a vida na internet, sejam elas blogueiras, digital influencers ou youtubers. A partir do momento em que você encontrar seu nicho, poderá investir e monetizar em cima disso.

Por exemplo, supondo que seu público seja amante da tecnologia e aviação, já possui drones ou tem o desejo de comprar um, produzir conteúdos de unboxing, dúvidas sobre o equipamento e comparar modelos de drones seria uma maneira de lucrar com isso.

Como me tornar um piloto de drone?

Gostou de saber tudo sobre o mercado de trabalho para pilotos de drones? Conheça nosso Curso de Pilotagem de Drone (RPAS) — Formação de Pilotos. Somos uma academia de drones e oferecemos toda a estrutura necessária para futuros pilotos. Entre em contato conosco!

Continue acompanhando as novidades no blog do ITARC!

Compartilhe: