Entenda como funciona a fotogrametria com drone

fotogrametria com drone

A fotogrametria com drone é definida como a ciência que captura informações de objetos do solo sem o contato direto. Ou seja, o profissional que utiliza esse recurso não precisa percorrer o terreno para registrar informações sobre ele. Essa característica promove mais praticidade e precisão durante o trabalho. Por essa razão, o uso de drones na engenharia é cada vez mais comum.

Para que você entenda como essa tecnologia funciona no mercado de trabalho, o ITARC selecionou as informações mais importantes sobre esse recurso. Dessa forma, você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre o tema. Continue lendo para saber mais detalhes sobre o assunto.

O que você precisa saber sobre a fotogrametria com drone?

aprendendo sobre fotogrametria com drone

História da fotogrametria

A fotogrametria é uma ciência antiga que envolve a captação de informações e imagens. Com esses registros, é realizada a interpretação e medição de dados. Assim, é possível organizar áreas e coordenadas de um determinado terreno. Devido à essa ciência, foi possível elaborar grandes projetos, como mapas e cartas topográficas.

Essa atividade surgiu na França em 1849, com a evolução da fotografia. Nessa época, estudiosos notaram a viabilidade das fotos para o mapeamento fotográfico. Durante os primórdios, essa atividade era executada de forma simples e terrestre. Com o passar dos anos, passou a ser feita por meio de balões.

A evolução tecnológica contribuiu para tornar a fotogrametria cada vez mais precisa, com o uso de softwares e análises tridimensionais. Atualmente, essa ciência é mais acessível e autônoma, graças ao uso do RPA em sua execução.

Aplicações da fotogrametria com drone

Aplicações da fotogrametria com drone

Esse recurso é muito utilizado na engenharia civil, com possíveis aplicações em diversas fases de um projeto. Porém, inúmeros setores da sociedade são beneficiados pela fotogrametria com drone. Por exemplo, o segmento de mineração, meio ambiente, infraestrutura e agrícola utilizam constantemente o recurso em suas atividades. Confira abaixo as diversas formas de aplicação da tecnologia:

– projetos de estradas;
– arqueologia;
– processos industriais;
– mapeamentos;
– planejamento de superfícies;
– realidade aumentada;
– geração de modelos digitais de terreno e elevação;
– robótica;
– identificação de objetos presentes no solo.

Portanto, o profissional que realiza um curso de drone e se especializa em fotogrametria encontra inúmeras oportunidades de destaque no mercado de trabalho.

Vantagens da fotogrametria com drone

Vantagens da fotogrametria com drone

A utilização de drones na fotogrametria contribuiu para tornar essa atividade mais barata. Antigamente, era necessária a utilização de equipamentos mais complexos e de difícil manuseio para realizar a função. Além de tornar o segmento menos democrático, esse aspecto prolongava o tempo de finalização das operações. Hoje em dia, os drones na fotogrametria são descartados apenas em áreas legalmente restritas, como aeroportos.

A fotogrametria com drone também facilitou o empreendedorismo. Abrir uma empresa de mapeamento aéreo se tornou muito mais fácil, por não ser mais necessário investir em sensores e aviões caros para desempenhar o trabalho.

Também é importante destacar a riqueza de detalhes que os drones proporcionam. Na topografia convencional, é necessário ocupar cada ponto de um terreno para capturá-lo de forma detalhada. Já na fotogrametria com drone, isso é feito com mais agilidade e precisão. A quantidade de pontos coletados é muito superior, o que melhora a representação do terreno. Esse aspecto melhora muito a eficiência e o resultado dos trabalhos.

Se você deseja aproveitar as oportunidades presentes na fotogrametria com drone, conheça o ITARC! Somos a única formação de pilotos de RPAS do Brasil, com instrutores altamente qualificados para orientá-lo. Além de um completo treinamento de drone, você encontra também o curso de manutenção de drones,o curso de formação de pilotos de drones e o curso de mapeamento aéreo com drones. Dessa forma, você estará pronto para ingressar no mercado de trabalho e aproveitar todos os benefícios que os RPAS podem proporcionar. Entre em contato para mais informações sobre os nossos cursos.

Felipe Calixto

Felipe Calixto

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber novos artigos

ITARC