Efeito cinematográfico: 8 dicas de filmagem com drone

dicas de filmagem com drone

Produzir conteúdo em vídeo é apenas uma das diversas utilidades de um drone. O equipamento tecnológico é capaz de gerar imagens cinematográficas de qualquer ângulo, com altíssimos padrões de qualidade e resolução. Além disso, permite um novo campo de visão e possui capacidade de enriquecer paisagens. Pensando nisso, o ITARC preparou este artigo com 8 dicas de filmagem com drone para você criar sua própria obra de arte. Leia e inspire-se!

Dicas de filmagem com drone

1- Mova os controles devagar

dicas de filmagem com drone e seus movimentos

Esta é a primeira recomendação para pilotos iniciantes. Mover o drone devagar enquanto realiza a filmagem oferece uma sensação de suavidade nos movimentos.

Os espectadores têm a impressão de que o vídeo foi filmado em uma plataforma alta em movimento, como um helicóptero. Acelerar e desacelerar o equipamento lentamente também é uma ótima dica. A técnica aumenta o valor da produção e garante um efeito profissional ao trabalho.

2- Use dois eixos de movimento

Uma das dicas de filmagem com drone mais legais é capturar imagens enquanto movimenta a aeronave para trás e para baixo, simultaneamente. No entanto, os movimentos devem ser controlados em uma velocidade suave e constante para não causar trepidações.

3- Aproveite o movimento lateral

Caso a locação da filmagem seja uma paisagem deslumbrante, não perca nenhum detalhe! Use o recurso de movimentos laterais para exibir o cenário em uma perspectiva diferente. O resultado final é impressionante, não é à toa que esta é uma das técnicas mais usadas durante a produção de filmes na indústria cinematográfica. Com certeza, seu vídeo irá se destacar entre os demais da categoria.

4- Ative o modo órbita

Entre as dicas de filmagem com drone mais técnicas, destaca-se o modo órbita. O resultado é uma imagem capturada em movimento circular a partir de um ponto específico. Para garantir esse efeito, é preciso controlar os movimentos laterais para a esquerda e direita enquanto o drone é inclinado para a direção oposta. A técnica requer um pouco mais de prática do profissional, pois necessita de um controle mais firme.

5- Atente-se às condições climáticas

A principal recomendação para qualquer serviço que envolva drones é voar apenas em dias claros ou nublados. Por isso, não poderíamos ocultar a interferência das condições climáticas na qualidade do resultado. Por exemplo, ventos fortes podem tremer a câmera, causando prejuízos à gravação e ao equipamento em si. Uma das dicas de filmagem com drone para essa situação é utilizar o estabilizador de distorção para corrigir pequenos defeitos.

6- Grave durante o nascer ou pôr do sol

dicas de filmagem com drone sobre pôr do sol

A Golden Hour, tradução para “hora de ouro”, é um dos momentos que mais geram vídeos incríveis, sejam na terra ou no ar. Por isso, não poderia ficar de fora das nossas dicas de filmagem com drone. O termo em inglês refere-se à captura de imagens gravadas durante o nascer ou o pôr do sol. Durante esses períodos, as sombras ficam bastante visíveis e oferecem um conteúdo extremamente rico para a filmagem. Além de criar tomadas deslumbrantes, a técnica realça cores, volumes e detalhes das paisagens.

7- Configure a câmera

As definições da câmera devem ser configuradas adequadamente para causar um ótimo impacto nas gravações. O perfil de imagem plano, por exemplo, é essencial para obter um alcance dinâmico nas filmagens aéreas. Além de reter detalhes nos pontos mais escuros da locação. Por sua vez, a velocidade de controle do obturador deve ser reduzida. Caso queira evitar o efeito de iluminação “strobing”, deve-se gravar com a câmera rente ao chão no 100º ou 200º nível por segundo.

8- Faça um curso de drones (RPAS)

dicas de filmagem com drone com o ITARC

Fazer um curso de drone (RPAS) é imprescindível para se tornar um profissional na área e obter todo o conhecimento necessário para criar filmagens incríveis. O ITARC é um instituto de formação para pilotos de aeronaves remotamente controladas que oferece diversas formações profissionais em RPAS. O curso de manutenção de drones e o curso de pilotagem de drone são ideais para quem busca destaque no mercado de trabalho, cada vez mais amplo para esse segmento. Os cursos incluem aulas à distância, aulas presenciais e hospedagem gratuita oferecida pelo Instituto de Tecnologia. Entre em contato para saber mais!

Felipe Calixto

Felipe Calixto

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber novos artigos

ITARC