Manutenção de drones: conheça os principais cuidados

manutenção de drones

Hoje, ter conhecimento técnico específico para operação de voo não é o suficiente para ser um excelente piloto de drone. O profissional deve ter ciência de boas práticas de utilização e procedimentos referentes à manutenção de drones. Uma revisão adequada é capaz de evitar avarias, imprevistos e prejuízos, além de garantir o bom funcionamento do aparelho. Continue lendo este artigo do ITARC e conheça alguns cuidados básicos que você deve ter com seu drone.

Mesmo hoje, em um mundo pós pandemia, já no final de 2022, é cada vez mais importante saber realizar uma criteriosa revisão em seu drone. Um grande negócio que também tem surgido é o serviço de revisão para empresas e pessoas físicas que utilizam drones de forma profissional, pois muito melhor do que ter que reparar um drone quebrado, é realizar uma manutenção preventiva.

Pontos importantes sobre a manutenção de drones

Cuidados antes de voar

Normalmente, muitas pessoas adquirem seu primeiro drone e se julgam aptas a pilotá-lo. Porém, não é bem assim. Algumas medidas preventivas devem ser adotadas para evitar acidentes e outros imprevistos durante o voo. A primeira delas é obter conhecimento das regras de uso por meio de uma formação de pilotos. Depois, é imprescindível ler o manual de instruções e seguir todas as recomendações necessárias.

manutenção de drones na hora do voo

Peças de funcionamento

O protetor do Gimbal, acessório que estabiliza a câmera do drone, deve ser retirado antes de ligar o aparelho. Verifique a bateria, a conexão com seu dispositivo móvel e a atualização dos softwares junto ao fabricante. É fundamental aguardar a memorização do ponto de decolagem. Todas as peças de funcionamento devem ser analisadas antes do voo para garantir a segurança do piloto e de terceiros.

Limpeza do drone

A manutenção de drones envolve limpeza e conservação do equipamento com produtos adequados. Todo o excesso de sujeira deve ser retirado com uma flanela de microfibra úmida. Nas cavidades, o mais indicado é utilizar um pincel para retirar pequenos resquícios. A higienização deve ser feita dentro e fora do casco a fim de eliminar qualquer sinal de maresia, poeira, insetos e outros elementos. Isso facilitará a conservação da aeronave por mais tempo!

Limpeza também é manutenção de drones

Estado da bateria

No caso de baterias não inteligentes, é fundamental checar a bateria e verificar se ela atingiu a carga máxima. Esse passo é importante, pois, caso a bateria acabe no meio do voo, a conexão será interrompida e provavelmente você perderá o drone. Evite guardá-la carregada. O ideal é armazená-la entre 30% ou 40% de carga para não haver risco de danos. Antes de usar, complete a carga. Assim, é possível garantir mais tempo de voo e belíssimas fotografias aéreas.

As baterias inteligentes podem ser armazenadas com carga, e ela automaticamente entrará no modo storage (quando a bateria atingi um limite ideal de volts por célula) após alguns dias.

Posicionamento da hélice

A hélice é um dos itens mais importantes da manutenção de drones. Caso ela esteja deslocada, o drone pode cair e sofrer grandes danos. Por isso, antes de decolar, é fundamental certificar-se de que a peça está bem apertada e inserida no aparelho. Uma boa dica é carregar hélices extras em todos os voos para evitar imprevistos.

Limpeza da câmera

A câmera jamais pode ser esquecida durante a manutenção de drones. Inclusive, sua limpeza é vital para garantir a qualidade do serviço final. Uma bomba de ar pequena deve ser utilizada para realizar a higienização no filtro UV, que fica localizado na frente da lente. Retire o excesso de poeira com uma flanela de microfibra, porém tenha cuidado para não arranhar a peça.

Curso de manutenção de drones

manutenção de drones é com o ITARC

Você quer aprender os processos corretos de montagem, programação e manutenção de drones? Então você precisa conhecer o Curso de Manutenção de Drones (RPAS) do ITARC! Por meio de aulas dinâmicas e objetivas, nossos alunos descobrem todas as técnicas necessárias para garantir um excelente reparo da aeronave.

Possuímos uma equipe de instrutores certificados que oferecem todo seu conhecimento utilizando workshops práticos e campus virtual. Além disso, você não precisa ter um drone para começar seus estudos.

Não perca tempo! Conte com o melhor Curso de Drones (RPAS) do RJ e complete sua formação como piloto de drone profissional. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos cursos.

Felipe Calixto

Felipe Calixto

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber novos artigos

ITARC