Conheça nosso blog
04Set
piloto de drone profissional

Conheça os atributos de um piloto de drone profissional

O RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems), popularmente conhecido como drone, é uma tecnologia inovadora que vem ganhando força no cenário industrial. Ele pode ser utilizado para diversos fins, como uso militar e vigilância. O mercado profissional de drones é o que mais cresce mundialmente. Para fazer parte dele, é fundamental realizar um curso de formação para piloto de drone.

Segundo pesquisas, o mercado brasileiro de drones irá dobrar de tamanho até 2020. Assim, as oportunidades de trabalho também crescerão e a carreira do piloto de drone estará ainda mais em evidência. Por isso, o ITARC preparou este artigo para listar alguns atributos fundamentais de um bom profissional da área. Confira!

Características de um piloto de drone profissional

Persistência

Um piloto de drone deve ser persistente, pois o trabalho não é simples. O profissional pode perder o controle do dispositivo acidentalmente e esbarrar em obstáculos ou pessoas. Reservar um tempo para treinar bastante no ar é essencial, pois a prática facilita a chegar ao nível de habilidade satisfatório. Por isso, a perseverança é uma característica marcante de profissionais desse ramo.

Coordenação óculo-manual

A coordenação óculo-manual é a habilidade de realizar ações que necessitam da coordenação dos olhos e das mãos ao mesmo tempo. A informação captada pelos olhos guiam as mãos para que elas realizem os movimentos de condução do drone com rapidez e precisão. Os celulares, tablets e jogos online ajudam muito a treinar essa habilidade, pois exigem maior atenção dessas partes do corpo.

Responsabilidade

A regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) prevê que os drones precisam voar a uma distância mínima de 30 metros de pessoas que estejam no local. Portanto, o condutor deve ser responsável e ter consciência sobre questões de segurança para obedecer as regras propostas. O cumprimento das normas evita que a vida de terceiros seja colocada em risco, mesmo que a possibilidade de acidentes seja mínima.

Bom senso

O comando dos RPAS é bastante complexo e se assemelha ao controle de um avião comercial. O piloto de drone deve ter cautela e atentar-se à localização da região escolhida para o voo. Há áreas em que o aparelho não pode sobrevoar, como em inspeções nas indústrias.

Em localidades que necessitam de uma distância e um tempo de voo maiores que o habitual, é necessário verificar se o equipamento está correto e se a bateria está completamente carregada. O bom senso do condutor é essencial para garantir que todos os itens estejam conforme o planejado para obter sucesso no voo.

Reflexos rápidos

Para ser um piloto de drone competente, é necessário saber reagir e decidir o modo correto de voo do aparelho. É importante pensar rapidamente em uma solução para evitar colidir com objetos que possam surgir no trajeto, assim como outros imprevistos. O curso de pilotagem de drone é um ótimo recurso para testar essa habilidade e aperfeiçoá-la no decorrer das aulas.

Capacitação profissional

Para ingressar no mercado de RPAS e exercer a profissão, é fundamental fazer um curso de drone (RPAS) para ter uma formação na área. No curso, o capacitado aprende a manusear o aparelho, comprar um drone profissional e aplicar técnicas específicas para exercer a função corretamente. Cuidados com segurança, meteorologia, navegação e empreendedorismo também são contemplados no curso.

Formação de piloto de drone é com o ITARC!

Conhecimento técnico, didática e embasamento são requisitos essenciais que um Curso de Drones (RPAS) de qualidade é obrigado a fornecer. O ITARC é uma escola de drones que oferece a única formação de Pilotos de RPAS do Brasil.

Nossa academia oferece capacitação para piloto de drone e técnicos especialistas UAS com implementação prática da tecnologia de aeronaves remotamente controladas. Entre em contato conosco e saiba como realizar o melhor treinamento de drone do país!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags