Conheça nosso blog
12Jan
drones na construção civil

Drones na construção civil: aplicabilidade e importância

A aderência dos drones ao setor de engenharia civil até anos atrás era algo inesperado. Entretanto, hoje essa é uma grande realidade! Os pequenos produtos que tiveram ponto de partida no meio militar popularizam-se e, atualmente, exercem papel fundamental em áreas industriais. Os drones na construção civil, por exemplo, auxiliam no processo de produção de imagens aéreas. Além disso, a estratégia também é econômica para diversas companhias.

Qual é a aplicabilidade dos drones na construção civil?

Os drones na construção civil são amplamente utilizados para a capturas de imagens. Ou seja, por conta das imagens coletadas a partir de diversos ângulos pode-se ter uma noção muito aproximada do real. Assim, o uso deles contribui para aumentar a capacidade da realização de um projeto, desenvolvimento deles e composição da infraestrutura.

Na sequência, veja a série de benefícios fornecidos pelo uso dos drones.

Benefícios

  • Mapeamento da área construída: os drones possibilitam que o engenheiro civil consiga traçar uma “visão” para além do projeto no papel;
  • segurança: com os drones na construção civil torna-se viável identificar falhas ou erros com antecedência. Dessa forma, cria-se uma espécie de “proteção” para o desenvolvimento da obra e dos funcionários empenhados nela;
  • progresso da obra: com as capturas de imagens feitas pelo drone o processo de desenvolvimento de obra pode ser acompanhado sem quaisquer impedimentos;
  • monitoramento dos operários: as imagens dos drones são desenvolvidas em tempo real, por isso, com eles, também torna-se possível monitorar o trabalho dos operários;
  • facilidade em realizar inspeções e análises estruturais: a tecnologia implantada nos drones permite uma visão precisa e ampla da estrutura local. Devido a isso, é como se a pessoa estivesse observando a construção de forma bem próxima.

visão aérea de drones na construção civil

Afinal, de que forma são eficientes para a construção civil?

Os drones na construção civil podem desempenhar papéis que vão além de seus benefícios. Um deles, por exemplo, é o estudo do mapeamento aéreo. Esse, por sua vez, colabora para que a obra seja certificada com mais facilidade e tenha condições de ser desenvolvida sem o aparecimento de erros irreversíveis. De tal forma, o mapeamento aéreo com drones tem como resultado propor a segurança e aplicação exata dos conceitos de engenharia civil.

Contudo, vale lembrar que para operar um drone a pessoa deve ser orientada para tal função. Nessa medida, um curso que ofereça essas informações relevantes sobre os softwares e outros parâmetros da tecnologia UAV torna-se fundamental. Além dos conceitos teóricos, a prática e a experiência nesse quesito também formam um bom desenvolvimento do funcionário. Assim, não basta apenas integrar o drone como um recurso colaborativo na construção civil, mas sim considerar a importância dele de modo a não negligenciá-la.

O ITARC disponibiliza curso de mapeamento aéreo com drones, além de curso de pilotagem de drones. Esses podem colaborar para o melhor desenvolvimento de tarefas no dia a dia de uma construção civil!

Gostou do nosso artigo sobre drones na construção civil? Em nosso blog, não deixe de conferir o conteúdo exclusivo que já preparamos para você! Veja:

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags