Conheça nosso blog
18Set
dicas de pilotagem de drones

Conheça as principais dicas de pilotagem para drones

O drone, atualmente, não é mais um produto inatingível, mas sim um item que se encontra ao alcance de todos. Desse modo, sua utilização passou a ter diversas finalidades, seja para fins profissionais ou recreativos. Por conta disso, para quem ainda está iniciando o uso do equipamento, o ideal é conhecer as dicas de pilotagem. Pensando nisso, o ITARC preparou este artigo! Boa leitura.

Descubra as 5 dicas de pilotagem para drones

Diversos modelos de drones podem ser encontrados no mercado. A maior parte deles possui recursos que facilitam no manuseio do objeto. Em geral, eles caíram no gosto de muitos brasileiros por fornecerem câmeras de alta precisão e, desse modo, serem capazes de capturar imagens incríveis.

Contudo, para pilotar um drone sem problemas, é preciso atenção. Lembre-se: os drones são produtos que precisam de registro e o piloto, de autorização.

A seguir, separamos uma lista com as principais dicas de pilotagem para drones. Confira!

Escolha o local correto

Para iniciar a pilotagem de drones, escolha um local livre de possíveis interferências. Atente-se ao fato dos drones terem autorização para serem pilotados próximo a locais que possuem campo magnético considerado forte. Isto é, depósitos de combustíveis, plataformas de exploração de petróleo e demais lugares que contenham torres de alta tensão e antenas de transmissão. Desse modo, a primeira das dicas de pilotagem é a escolha correta do local.

Tenha o rádio em mãos

O rádio é o principal meio de comunicação com o drone, por esse motivo ao iniciar a pilotagem o ideal é ter esse objeto em mãos. Ele será fundamental para guiar o drone durante o voo. Depois que o drone alcança uma altura considerável, ele poderá deixar de ser visto a olho nu.

Por conta disso, o rádio conta com um compartimento ao lado onde será possível posicionar o celular. Desse modo, através da tela, será possível ter acesso à vista capturada pelo drone. Logo, a segunda das dicas de pilotagem para drones é não deixar de manter o rádio por perto em hipótese alguma.

Mantenha a antena perpendicular ao drone

Dentre as dicas de pilotagem para drones, esta é de suma importância. Tal qual o rádio é fundamental para o controle completo sobre o drone, as antenas devem ser mantidas em posição perpendicular ao drone. A ideia é que, dessa maneira, possam ser impedidas possíveis falhas de comunicação entre o rádio e o objeto. Por conta disso, diferentemente do que muitas pessoas costumam pensar, apontar a antena em direção ao drone não é a melhor opção. Portanto, a melhor capacidade de sinal poderá ser atingida quando a antena formar um ângulo de noventa graus em relação ao drone.

Acione o melhor modo

Dois modos podem ser encontrados nos drones disponíveis no mercado. Eles são o ATTI e GPS. No primeiro, o drone atinge o voo sem qualquer método de rastreamento. Desse modo, pode ser considerado um sistema manual. Uma desvantagem, nesse sentido, é que se houver falha, o drone não faz o caminho de retorno sozinho. Já no segundo, o GPS, o sistema de rastreamento é acionado e o drone é capaz de voltar para onde decolou. Assim, é fundamental conhecer qual dos modos se adapta melhor a sua necessidade.

Observe a bateria

A bateria de um drone é considerada uma preocupação para os iniciantes. Contudo, é preciso ter em mente que ela costuma durar cerca de 25 minutos quando totalmente carregada, na maior parte dos modelos. Por conta das baterias serem consideradas inteligentes, são capazes de avisar quando os níveis estão baixos. Assim, torna-se um mito dizer que um drone com bateria fraca pode cair.

Nesse sentido, uma das dicas de pilotagem para drones é considerar o tempo de recarga completa de acordo com o manual do fabricante. Assim, será possível impedir que a bateria fique viciada e precise ser recarregada com mais constância.

Onde aprender?

Gostou do nosso artigo sobre dicas de pilotagem? Conheça o ITARC! Disponibilizamos curso de pilotagem de drones (RPAS), curso de mapeamento aéreo com drones (RPAS) e muito mais! Em nosso blog, confira artigos sobre uso de drones no meio corporativo, como usar drones na engenharia civil e normas jurídicas para drones. Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags