O uso de drones ganha cada vez mais espaço em diversas áreas, seja em filmagem, engenharia civil, fotografia, entre outros. Sendo assim, a utilização da tecnologia na vida rural também está crescendo exponencialmente. Uma das inovações mais recentes é o uso de drones na pecuária e na agricultura.
Sua versatilidade é uma das suas maiores vantagens, pois pode desenvolver diversas funções na mesma propriedade. Entre elas, a mais utilizada é a análise de plantio. Devido à sua produtividade e custo-benefício, o interesse dos produtores rurais pela tecnologia é crescente. Neste artigo, você entenderá por que razão o uso de drones na pecuária e agricultura é um excelente investimento.
Esses casos são os mais comuns de uso de drones na pecuária. Ocorrem com o objetivo de analisar a plantação e detectar pragas e doenças, falhas de plantio, excesso de irrigação e afins. Ainda podem ser aliados a softwares para análise das imagens captadas. Ao ver de cima, é possível analisar a coloração da planta, detectando a presença de fungos, por exemplo.
Também auxilia para saber em que área plantar, pois proporciona uma visão do alto de forma fácil e ágil. Dessa forma, analisa-se, de acordo com as imagens captadas, quais áreas estão mais propícias para a semeadura.
O uso de drones na pecuária auxilia na identificação de pastos que devem ser reformados e quais podem ser utilizados. Caso seja preciso uma análise mais detalhada, é possível escolher pontos estratégicos da fazenda para coletar o solo, que será enviado para laboratórios.
Também é possível utilizar o drone para saber se a lavoura está desenvolvendo como o esperado e realizar uma análise do desenvolvimento da safra. Assim, ocorre um acompanhamento preciso do crescimento da safra, tal como a necessidade de mais pesticidas, entre outros.
Recém-lançados como pulverizadores, os drones alcançam áreas de difícil acesso, onde nem mesmo a aviação agrícola consegue atuar. Segundo a engenheira agrônoma Alessandra Barreto, gerente de serviços da Coopercitrus e uma das coordenadoras da arena de tecnologia da 24ª Agrishow, os gastos com insumos são reduzidos em até 80% com o uso de drones na pulverização. Tal aplicação pode ser mais eficiente pela proximidade das plantas e mais segura por não ter um piloto embarcado.
Com visão ampla de lugares de difíceis acessos, o uso de drones na pecuária ajuda a identificar desmatamentos, com localização precisa, ajudando a combatê-los. Os drones conseguem sobrevoar incêndios e descobrir focos do fogo e, com isso, controlá-los. Também é possível a identificação dos agentes causadores. Tal tecnologia foi utilizada com este propósito no incêndio do Porto de Santos em abril de 2015.
Já é possível, por exemplo, tocar uma boiada apenas com o drone. Entretanto, especialistas em bem-estar animal atentam para o uso ponderado desta função, pois pode estressar os bichos.
Uma das vantagens de tal função é contar o rebanho sem precisar deslocar um peão para isso. Além disso, caso um animal se perca do rebanho, o drone pode buscá-lo e tocá-lo de volta para o bando.
O uso de drones na pecuária abrange diversas áreas, como localização de nascentes, vigilância, localização de abertura de estradas e a telemetria. Aqui no blog do ITARC, você encontra dicas sobre o uso de drones de várias formas. Somos a única formação de pilotos de RPAS do Brasil, com instrutores altamente qualificados para orientar nossos alunos. Além de um completo treinamento de drone, oferecemos também o curso de manutenção de drones. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos cursos!
Drones com Inteligência Artificial na Segurança Os drones já deixaram de ser apenas ferramentas de…
Melhores celulares para controlar drones DJI são essenciais para garantir um voo estável, com imagem…
Instrutor de Drones - Ganhos e Perspectivas para Profissionais de Ensino de Aviação Remota Introdução…
Aqui temos um vídeo explicando um pouco sobre o caminho para alcançar uma renda de…
O mercado de drones FPV (First Person View) no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos…
Piloto de Drone Agrícola: Uma Profissão em Alta para 2024 A profissão de piloto de…