A topografia faz parte das geociências. Trata-se, desta maneira, de um estudo de campo do qual é possível extrair a descrição de um lugar. Quando realizada de modo convencional, os operadores vão a uma determinada área e a percorrem com equipamentos que fazem a coleta de informações. Já, por outro lado, a topografia com drones realiza a captura de dados sem que seja necessário entrar em contato direto com o solo. Quer saber mais? Prossiga a leitura deste artigo!

Saiba como é o funcionamento da topografia com drones

A topografia é dividida em três etapas:

  1. aquisição dos dados;
  2. processamento dos dados;
  3. confecção das peças técnicas.

Abaixo, veja como a topografia com drones segue as etapas listadas.

1- Aquisição dos dados

Assim como na topografia convencional, a topografia com drones também é iniciada na aquisição dos dados. Nesta etapa, é preciso usar um drone e receptores que sejam capazes de medir a distância total. Esses itens ajudam na medição de pontos de controle na superfície da área escolhida para a realização da atividade.

Por essa razão, a aquisição dos dados com drones é classificada como indireta. Afinal, não realiza contato direto com o solo para obter informações sobre o local.

2- Processamento dados

Na topografia convencional, o processamento ocorre de modo mais rápido. A explicação para isso é simples: os pontos essenciais para o projeto já são definidos durante a fase de aquisição.

Em oposição, o processamento na topografia com drones demora mais tempo, pois depende da análise das imagens coletadas. Inclusive, para isso, devem ser observados 4 passos:

  1. verificação do georreferenciamento das imagens;
  2. agrupamento de imagens para formação de mosaico;
  3. indicação dos pontos de controle e verificação de correspondência destes com a necessidade do projeto;
  4. criação de nuvens de ponto, curvas de níveis e modelos de elevação.

3- Confecção das peças técnicas

A confecção das peças técnicas também está presente na topografia com drones. Nela, você deve observar quais são os produtos que seu cliente deseja.

Para este caso, a topografia convencional concede precisões milimétricas enquanto a topografia com drones apresenta a medição centimétrica.

Tenha sua formação de piloto com o ITARC

funcionamento da topografia com drones

Gostou do nosso artigo sobre topografia com drones? Garanta agora mesmo a sua formação de pilotagem!

O ITARC é uma das instituições pioneiras no ramo de drones no nosso país. Seguimos as regras da Agência Nacional de Aviação (ANAC). Contamos com uma equipe de pilotos qualificados e especializados com métodos didáticos para facilitar a aprendizagem.

Além disso, oferecemos algumas certificações. Atendemos pessoas físicas e jurídicas. Entre em contato conosco.

Achou o conteúdo útil? Continue acompanhando as novidades no nosso blog. Lá você encontra:

Compartilhe: