Como funciona o mercado de trabalho para pilotos de drones

mercado de trabalho

O mercado de trabalho vem se atualizando e se adaptando de acordo com os avanços tecnológicos. Nos dias atuais, um profissional que vem sendo solicitado frequentemente é o piloto de drones. Conheça, neste novo artigo do ITARC, como se dá a carreira aqui no Brasil já agora em 2023. São informações técnicas, salariais e de oportunidades de trabalho para quem deseja adentrar o setor.

Mercado de trabalho do piloto de drones em 2023

mercado de trabalho para pilotar drones

Serviços para pilotos de drones estão cada vez mais diversificados. São fotos e vídeos aéreos para festas, eventos e produções audiovisuais mais generalizadas. Além de inspeções técnicas, pulverizações e muito mais. Com tantas possibilidades, fica difícil para o profissional saber segmentar sua mão de obra. Por essa razão, é importante salientar o que as normas regulamentadoras dizem. Além, é claro, de estudar minuciosamente os ofícios possíveis dentro do ramo.

Carreira

Os drones podem realizar trabalhos inalcançáveis para o ser humano sozinho. Tal dado aponta a necessidade crescente da formação em sua pilotagem no mercado de trabalho atual. Inicialmente destinado a fins militares, hoje o leque de oportunidades de trabalho para um piloto de drone é bem vasto.

O profissional que procura por oportunidades no mercado de trabalho de pilotagem de drones precisa apresentar características indispensáveis. Antes de tudo, a pessoa interessada deve entender que não é um trabalho simples. Pelo contrário, exige persistência, conhecimento técnico e motor. Os olhos e mãos devem estar conectados com os movimentos e toda condução do drone a partir de reflexos rápidos. É preciso estudar bastante as questões técnicas, bem como a legislação.

Além das habilidades, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) impõe determinadas regras. Por exemplo, o drone deve voar a uma distância mínima de 30 metros de pessoas anuentes. Normas de segurança fazem parte dos atributos de um bom profissional que almeja crescer no mercado de trabalho.

Salário

qual teto do mercado de trabalho de drones?

Pilotos de drone do ITARC, em determinados serviços possuem salário que varia entre 5 a 8 mil reais. Porém, como dito anteriormente, o piloto de drones pode encontrar muitas oportunidades no mercado de trabalho. Monitoramento de construções, de ambientes, manutenção de torres, planejamento de explorações e, claro, produção audiovisual. Logo, o investimento nos equipamentos para trabalhar com drones recebe um bom retorno vide suas possibilidades de trabalho.

No mercado de trabalho para pilotagem de drones, o salário do profissional é embasado em determinados aspectos. Primeiro, o deslocamento para o local em que o serviço é solicitado. Segundo, o valor geral dos equipamentos (estima-se que 10% desse valor devem ser aplicados na quantia cobrada aos clientes). Por último, a experiência que o piloto é capaz de fornecer para o contratante.

Formação

formação de pilotos para mercado de trabalho

O melhor caminho para entrar nesse mercado de trabalho é garantindo a melhor formação. O profissional bem qualificado garante boas oportunidades e serviços de qualidade. Para isso, conte com o ITARC. Instituto de Tecnologia Aeronáutica Remotamente Controlada. Somos especialistas em curso de pilotagem de drone (RPAS). Navegue pelo nosso site e conheça melhor nossos treinamentos. Curso de manutenção de drones, formação de instrutores, mapeamento aéreo com drones e muito mais. Entre em contato e inicie o seu negócio. Estamos ansiosos para melhor lhe atender.

Gostaria de saber mais sobre quanto ganha um Piloto de Drones no mercado Brasileiro, então clique aqui e confira!

Picture of Felipe Calixto

Felipe Calixto

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber novos artigos

ITARC