Drone para iniciantes: 7 dicas para quem está começando a voar

drone para iniciantes

No Brasil, a operação de veículos aéreos não tripulados é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ou seja, se você tem uma empresa ou pensa em abrir um negócio no ramo de drones, deve operar de forma totalmente legalizada. Porém, há uma questão: quem está começando agora nesse mercado pode ter um certo receio de voar. Se você está nessa situação, este artigo é para você! O ITARC apresenta algumas dicas úteis sobre pilotagem de drone para iniciantes. Confira e adquira sua própria experiência!

7 dicas sobre pilotagem de drone para iniciantes

1. Primeiros voos

Para quem está começando a voar, indicamos que o voo seja feito em lugar aberto e afastado de pessoas e obstáculos. Evite áreas públicas lotadas e limite distância e altura do seu voo! Além disso, mantenha seu drone sempre à vista, no alcance dos seus olhos. Coloque toda a sua atenção no seu voo para que ele seja o mais seguro possível. Se possível busque um treinamento que atenda seus objetivos com drone, pode ser um investimento que irá poupá-lo do dissabor de perder o primeiro drone.

2. Locais de voo

Conhecer os locais de voo é uma dica excelente sobre o uso de drone para iniciantes. Para isso, você pode usar a ferramenta Google Earth no seu smartphone ou notebook. Através dela, é possível observar previamente as dificuldades que você encontrará no terreno. Podendo ainda encontrar áreas mais abertas e apropriadas para seus voos.

3. Obstáculos

Como já dissemos, os primeiros voos de drone para iniciantes devem ser feitos em campo aberto. Depois que você estiver mais confiante, pode se aventurar em obstáculos, como árvores, prédios e casas. Os sensores dos drones te ajudarão quando detectarem algo no seu caminho. Mas lembre-se, nem todo drone possui estes sensores, então fique atento a qual drone escolher.

4. Concentração total

O piloto de drone precisa estar totalmente concentrado na operação. Lembre-se que todos os dados da telemetria da sua aeronave estarão disponíveis em tempo real na tela do seu tablet ou smartphone. É importante que você conheça essas informações e saiba avaliar possíveis danos causados à sua aeronave.

5. Cuidado com os curiosos

É muito comum que pessoas curiosas se aproximem de você no momento do seu voo. Elas vão querer saber o que você está fazendo, de onde está vindo o barulho, etc. Nesse primeiro momento, recomendamos que você tenha um companheiro de voo (observador de RPA) para te acompanhar. Enquanto você está de olho na telemetria, ele vigia o seu drone e tira dúvidas dos curiosos.

6. Faça um checklist de voo

Quer operar um drone para iniciantes com a desenvoltura de um profissional mais experiente? Verifique se está tudo ok com sua aeronave antes de voar! Um dia antes do voo e no dia do voo, faça um checklist completo:

  • baterias e controle remoto;
  • atualizações de firmware;
  • cartão de memória;
  • previsão do tempo;
  • restrições de voo no local;
  • calibração da bússola;
  • bloqueio do GPS;
  • problemas nas hélices;
  • smartphone carregado e aplicativo baixado;
  • controles manuais.

Está tudo ok? Você está pronto para voar!

7. Obtenha uma capacitação

Quer deixar de ser conhecido como um piloto de drone iniciante para finalmente se tornar um verdadeiro profissional da área? Faça um Curso de Drones (RPAS)!
O ITARC oferece Curso de Formação de Pilotos UAS para quem deseja ingressar na carreira de pilotagem de drones no Brasil. Conosco, você tem aulas práticas em vários modelos de aeronaves e com os melhores instrutores do mercado. E tem mais! O ITARC inovou e agora oferece curso de drone online! São mais de 10 capacitações diferentes para você escolher. Não perca tempo, venha nos conhecer!

Entre em contato conosco e faça já a sua matrícula com a melhor academia de drones do Brasil!

Gostou deste artigo? Acompanhe outros conteúdos em nosso blog:

itarc.org

itarc.org

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber novos artigos

ITARC