4 formas de usar drones que você não conhecia

formas de usar drone

No cenário global, o mercado de drones movimenta 127 bilhões de dólares (cerca de 457,2 bilhões de reais). No Brasil, é mais comum usar drones para potencializar a produtividade de empresas do que como hobby, segundo o sócio da PwC Brasil, Tomás Roque.

Desde de sua chegada no Brasil em 2013, usar drones nunca foi algo para apenas um propósito. Tal equipamento é capaz de atuar em vários setores, seja na segurança, agricultura ou entrega de produtos. Entretanto, existem outras formas de utilizá-los que poucas pessoas sabem. Por isso, nesse artigo, o ITARC listou 4 formas de usar drones que são praticamente desconhecidas, mas que já ganham boa parte do país e do mundo.

4 formas de usar drones para você conhecer

Resgate

usar drones para resgate

Salvar vidas é uma das formas possíveis para usar drones. Já foram registrados mais de 50 casos em 2017 em que os drones atuaram como grandes heróis. Com o uso do drone, é possível acessar locais de difícil acesso, oferecendo inúmeros benefícios em situações críticas de emergência.

Em 2018, ao menos 65 pessoas já foram resgatadas com a ajuda desses veículos aéreos. Tal dado foi a conclusão do relatório “Mais vidas salvas: um ano de resgate feitos por drones em todo o mundo”, divulgado pela DJI, empresa que produz e comercializa os equipamentos mundialmente. Este número, junto aos outros coletados no ano anterior, conclui que, pelo menos, 124 pessoas foram salvas com essa tecnologia.

O ITARC faz parte do Projeto Salva Vidas da Riodrones, que juntamente com o Corpo de Bombeiros do RJ utiliza drones para localizar pessoas e o lançamento de boia para salvar as vidas de banhistas.

Na Austrália, usar drones para lançar boias para banhistas já é algo comum. Na Índia, um drone foi usado para salvar um cachorro que preso em um córrego. Já no Brasil, o primeiro caso de resgate registrado ocorreu em fevereiro desse ano.

Segurança

Usar drones para a segurança já é algo frequente, especialmente em grandes eventos.Na maioria das vezes, é utilizado para realizar o monitoramento algum lugar. Por exemplo, a Câmara dos Deputados, recentemente, decidiu comprar 2 drones. Eles irão realizar filmagens a fim de ajudar na segurança, como antecipar ações da polícia em dias de eventos no Congresso Nacional e adjacências.

É possível utilizá-los também em grandes eventos, estradas, praias, shows entre outros. Há ainda modelos que possuem sensor de calor, facilitando a detecção dos movimentos no escuro em matas fechadas, por exemplo.

Shows de luzes

usar drones em show de luzes

Os shows com drones já foram utilizados pela Disney, Intel, Jogos Olímpicos, Rock in Rio e até em um intervalo do show da Lady Gaga. Os desenhos formados são de impressionar. Em 2017, durante uma apresentação da artista Lady Gaga, foram utilizados 300 drones Shootings Star da Intel em um show de luzes que formaram a bandeira dos EUA.

A Intel lançou o drone Shooting Star em 2015, exclusivamente para espetáculos visuais. Os drones possuem design leve e seguro, além de um sistema de software reformulado para dar suporte a experiências de espetáculos. Tal software é responsável pelo percurso do voo e a criação da imagem. Sendo assim, é necessário apenas um piloto auxiliar no controle do sistema. Além disso, os veículos possuem 4 bilhões de combinações de cores.

Corrida

usar drones em corridas

Atualmente, o investimento em circuitos de corrida de drones é extremamente alto. Tal circuito conta com várias modalidades diferentes. Por exemplo, quem realiza o menor tempo em uma volta, ou simplesmente para correrem juntos. É algo inovador e emocionante, e nada amador. Apesar de não existir nenhum órgão oficial, já existem ligas, competições internacionais e o prêmio da competição pode chegar a milhões de reais.

Caso você queira continuar se informando sobre o mundo dos drones, continue acompanhando o blog do ITARC. Somos a única academia de formação de pilotos de RPAS no Brasil e contamos com instrutores altamente qualificados. Aqui, você pode aproveitar cursos de pilotagem, manutenção de drones e formação de instrutores, com início imediato. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho!

Felipe Calixto

Felipe Calixto

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber novos artigos

ITARC