Como avanços tecnológicos podem incluir drones na segurança?

Avanços tecnológicos incluem drones

Ninguém pode negar que a revolução dos drones não para de tomar proporções cada vez maiores. Com usabilidade em vários setores atuais, um vem se destacando ultimamente: o setor de segurança. Os avanços tecnológicos aumentam o espaço de cobertura do aparelho e, como uma positiva consequência, a boa execução da segurança de diversos departamentos, como fazendas, hospitais, condomínios, indústrias, estúdios e até mesmo órgãos de governo, como na segurança pública.

Mesmo com um histórico grande de utilizações em outros países, a regulamentação para aeronaves não tripuladas no Brasil ainda está amadurecendo. Ela foi elaborada de acordo com o nível de riscos e complexidade envolvido nas operações com o aparelho e nos tipos de equipamentos, independentemente dos avanços tecnológicos presentes. Todos os trabalhos envolvendo drones, inclusive na segurança, devem seguir o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial, que traz algumas definições dos Estados Unidos, Austrália e União Europeia, grandes líderes e investidores de avanços tecnológicos para os drones. Precisam também de autorização do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para poder voar sob determinadas circunstâncias.

Avanços tecnológicos dos drones no setor de segurança

drones na segurança
Curso de Operações de Segurança

Os drones são úteis em várias áreas dentro da segurança. Por sua eficiência e precisão, conseguem patrulhar e monitorar áreas de risco, sem sequer serem detectados, apoiando agentes em solo, ou mesmo à distância. Além disso, são munidos de diversas outras tecnologias que proporcionam dinamismo na hora de fazer a proteção de um lugar, como a imagem térmica ou infravermelha por exemplo. Ainda que utilizado pelos militares em seu primórdio (assim como a internet), o drone está prestes a revolucionar a indústria de segurança com seus sensores, comunicadores bidirecionais, estações de controle no solo e sofisticada rede de sistemas.

Usos

São muitas as vantagens que os avanços tecnológicos proporcionam aos drones enquanto equipamentos para realização de segurança de um local. A sua cobertura ampla proporciona o monitoramento ao vivo em alta resolução e a identificação de suspeitos na área. Além disso, apresenta facilidade no acesso às áreas dificultosas para o ser humano.

Outra vantagem na utilização de drones na segurança é para inspecionar os movimentos de crianças, animais de estimação e até na cobertura da fuga de um criminoso. O objetivo é tornar a ação fácil e prática para a polícia que dispensaria a utilização do grandioso helicóptero, gerando economia em combustível.

Duas facilidades de uso envolvendo os drones estão em softwares. Um deles, o de detecção térmica, gera imagens a partir de termografia do ambiente. Este software é excelente para identificar possíveis invasores. Outro software muito utilizado no Japão é o que faz o aparelho agir por conta própria, automática a certas especificações. O aparelho detecta um movimento em torno do perímetro e se desloca imediatamente para fazer o monitoramento. Infelizmente, a modalidade do voo autônomo foi proibida no Brasil, ou seja, por aqui o operador precisa sempre estar presente.

Tecnologia ou capacidade humana?

Mesmo com os avanços tecnológicos proporcionados pelos estudos humanos, os drones não pretendem e não podem substituir a mão de obra, apenas remanejá-la. O aparelho pode sim ocupar o posto do homem em certas situações, assim como já substitui a utilização limitada de câmeras instaladas. Elas geram pontos cegos e são de fácil obstrução por parte dos intrusos. Esta substituição é positiva, visto que a utilização dos drones como item de segurança é mais eficaz.

Na segurança, o aparelho automatiza todo o processo. Ele agiliza o trabalho da equipe de segurança e da polícia ao combater um crime, por exemplo. Ainda que lentamente, a utilização de drones na segurança no Brasil está crescendo. É um ótimo investimento para pequenas e grandes empresas. Hoje no país o único centro de formação de operadores de RPAS para segurança está no ITARC. O Instituto possui inclusive um curso específico para se pilotar drones em cenários críticos e de segurança, se chama: “Curso de Operações de Segurança com Drones“.

Procure por uma formação

Considerando a necessidade de segurança em universidades, escolas e patrimônios públicos, e sabendo que no Brasil é permanentemente obrigatória a presença de um operador em quaisquer formatos de utilização de drone, seja com intuito comercial ou não, a formação na área pode garantir a você uma boa fonte de renda. O ITARC já ministrou treinamentos para empresas como Grupo Souza Lima e ArcelorMittal, que hoje utilizam drones para prover segurança para si mesmas e também para clientes.

Os avanços tecnológicos fazem do drone uma opção formidável para o sistema de segurança e vigilância. Pensando nisso, o ITARC oferece curso de operações de segurança com drones, curso de pilotagem de drone, curso de manutenção de drones e curso de formação de instrutores para que você consiga agregar conhecimento e prática da melhor forma e entrar no mercado de trabalho com a formação ideal, garantindo a boa exceção nos serviços prestados ao setor de segurança no Brasil.

Navegue pelo nosso site e conheça mais dos nossos serviços. Somos um instituto de formação para pilotos de aeronaves remotamente controladas (drones) e estamos aguardando para lhe atender. Sinta-se à vontade para utilização do nosso formulário de contato para sanar suas dúvidas.

Links úteis:
curso de drone

treinamento drone

Felipe Calixto

Felipe Calixto

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber novos artigos

ITARC