Conheça nosso blog
30Jul
Avanços tecnológicos incluem drones

Como avanços tecnológicos podem incluir drones na segurança?

Ninguém pode negar que a revolução dos drones não para de tomar proporções cada vez maiores. Com usabilidade em vários setores atuais, um vem se destacando ultimamente: o setor de segurança. Os avanços tecnológicos aumentam o espaço de cobertura do aparelho e, como uma positiva consequência, a boa execução da segurança de diversos departamentos, como fazendas, hospitais, condomínios, indústrias e estúdios.

Mesmo com um histórico grande de utilizações em outros países, a regulamentação para aeronaves não tripuladas no Brasil é recente. Ela foi elaborada de acordo com o nível de riscos e complexidade envolvido nas operações com o aparelho e nos tipos de equipamentos, independentemente dos avanços tecnológicos presentes. Todos os trabalhos envolvendo drones, inclusive na segurança, devem seguir o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial, que traz algumas definições dos Estados Unidos, Austrália e União Europeia, grandes líderes e investidores de avanços tecnológicos para os drones.

Avanços tecnológicos dos drones no setor de segurança

Avanços tecnológicos e segurança

Os drones são úteis em várias áreas dentro da segurança. Por sua eficiência e precisão, entram em minas e vigiam grandes áreas descobertas. Além disso, são munidos de diversas outras tecnologias que proporcionam dinamismo na hora de fazer a proteção de um lugar. Ainda que utilizado pelos militares em seu primórdio (assim como a internet), o drone está prestes a revolucionar a indústria de segurança com seus sensores, comunicadores bidirecionais, estações de controle no solo e sofisticada rede de sistemas.

Usos

São muitas as vantagens que os avanços tecnológicos proporcionam aos drones enquanto equipamentos para realização de segurança de um local. A sua cobertura ampla proporciona o monitoramento ao vivo em alta resolução e a identificação de suspeitos na área. Além disso, apresenta facilidade no acesso às áreas dificultosas para o ser humano.

Outra vantagem na utilização de drones na segurança é para inspecionar os movimentos de crianças, animais de estimação e até na cobertura da fuga de um criminoso. O objetivo é tornar a ação fácil e prática para a polícia que dispensaria a utilização do grandioso helicóptero, gerando economia em combustível.

Duas facilidades de uso envolvendo os drones estão em softwares. Um deles, o de detecção térmica, gera imagens a partir de termografia do ambiente. Este software é excelente para identificar possíveis invasores. Outro software muito utilizado no Japão é o que faz o aparelho agir por conta própria, automática a certas especificações. O aparelho detecta um movimento em torno do perímetro e se desloca imediatamente para fazer a monitoração. Infelizmente, a modalidade do voo autônomo foi proibida no Brasil, ou seja, por aqui o operador precisa sempre estar presente.

Tecnologia ou capacidade humana?

Mesmo com os avanços tecnológicos proporcionados pelos estudos humanos, os drones não pretendem e não podem substituir a mão de obra, apenas remanejá-la. O aparelho pode sim ocupar o posto do homem em certas situações, assim como já substitui a utilização limitada de câmeras instaladas. Elas geram pontos cegos e são de fácil obturação por parte dos intrusos. Esta substituição é positiva, visto que a utilização dos drones como item de segurança é mais eficaz.

Na segurança, o aparelho automatiza todo o processo. Ele agiliza o trabalho da equipe de segurança e da polícia ao combater um crime, por exemplo. Ainda que lentamente, a utilização de drones na segurança no Brasil está crescendo. É um ótimo investimento para pequenas e grandes empresas.

Procure por uma formação

Considerando a necessidade de segurança em universidades, escolas e patrimônios públicos, e sabendo que no Brasil é permanentemente obrigatória a presença de um operador em quaisquer formatos de utilização de drone, seja com intuito comercial ou não, a formação na área pode garantir a você uma boa fonte de renda.

Os avanços tecnológicos fazem do drone uma opção formidável para o sistema de segurança e vigilância. Pensando nisso, o ITARC oferece curso de pilotagem de drone, curso de manutenção de drones e curso de formação de instrutores para que você consiga agregar conhecimento e prática da melhor forma e entrar no mercado de trabalho com a formação ideal, garantindo a boa exceção nos serviços prestados ao setor de segurança no Brasil.

Navegue pelo nosso site e conheça mais dos nossos serviços. Somos um instituto de formação para pilotos de aeronaves remotamente controladas (drones) e estamos aguardando para lhe atender. Sinta-se à vontade para utilização do nosso formulário de contato para sanar suas dúvidas.

Links úteis:
curso de drone

treinamento drone

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags