Interessado em aprender a pilotar drones? Dominar todos os aspectos acerca dele é fundamental para isso. Dessa forma, torna-se essencial a pesquisa e o estudo. Neste artigo, nós lhe mostramos quais são as principais peças que compõem o drone e como elas funcionam. Confira!

Quais são as peças que compõem o drone?

Homem mexe nas peças que compõem o drone branco

Existem diferentes tipos de drones. Alguns são mais modernos, com características específicas. Já os mais antigos, podem variar de acordo com tamanho, função, entre outros aspectos. Dessa forma, as peças que compõem o drone podem se diferenciar de modelo para modelo. Sendo assim, entender quais são as peças principais dessas aeronaves e como elas funcionam é imprescindível. Veja mais!

1- Bateria

A bateria tem a função de armazenar e transformar energia química. Ou seja, ela transforma essa energia em elétrica para poder transferi-la ao motor.

Em um drone é importante ressaltar: quanto maior a bateria, mais energia ela armazena. Destacamos que a potência e a rapidez da aeronave também estão diretamente ligadas à bateria. O peso dela pode interferir na flutuação.

2- Motor

Como dito anteriormente, o motor recebe a energia transformada pela bateria. A função dele é converter essa energia elétrica em mecânica.

Os drones mais comuns, de uso caseiro, utilizam geralmente três ou quatro motores. Porém, a necessidade de aumento ou diminuição desse número pode variar de acordo com cada modelo de aeronave.

3- Hélices

As hélices, por sua vez, recebem a energia convertida pelo motor: a energia mecânica. Elas possibilitam o voo dos drones. No entanto, para conseguirem realizar esse trabalho, precisam ser finas e resistentes. Dessa forma, cortam o ar de maneira eficiente e deixam o drone planar.

4- Controlador eletrônico de velocidade

O controlador eletrônico de velocidade controla quantos amperes são emitidos aos motores. Deste modo, regula a velocidade e aceleração, além de interferir e controlar a direção desses dispositivos.

O controlador eletrônico de velocidade é chamado de ESC (Eletronic Speed Controller).

5- Placa controladora

Sendo essa uma das mais importantes peças que compõem o drone, é responsável por receber os comandos de voo e executá-los. É essa placa funcional que permite a navegação do drone. Por meio dos comandos emitidos pelo motor, ela entende se precisa modificar a altitude ou aceleração. Ademais, capta e processa informações do GPS e giroscópios.

6- Câmera

Alguns drones possuem câmeras próprias, em muitas vezes, de alta qualidade. Outras versões apenas trazem apoios para celulares ou câmeras externas. Aqueles que já trazem câmeras próprias possuem o chamado Gimbal de 3 Eixos. Ele é responsável por manter a imagem capturada estável.

7- Trem de Pouso

Como o nome já informa previamente, o Trem de Pouso é responsável por manter a estabilidade da aeronave no momento de pouso. O objetivo é não danificá-la e pousá-la com o máximo de cuidado. O Trem de Pouso também ajuda na firmeza na hora da decolagem.

Conheça o ITARC!

Quer conhecer e se capacitar acerca do uso de drones? Fazer um curso profissionalizante é a melhor forma!

Nós somos uma empresa que oferece diversos cursos de drones. Entre eles estão: pilotagem, manutenção, formação de instrutores, além de outros. Fazendo o Curso de Drones conosco, você aprenderá todas as peças que compõem o drone e as funções delas. Formamos e capacitamos profissionais e técnicos UAS. Além de oferecemos a 1ª Certificação do Brasil para Pilotos de Drones.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

 

 

Compartilhe: