História dos drones: como surgiram? Para que servem?

como surgiram os drones

Os drones vêm ganhando cada vez mais popularidade, tendo sua regulamentação em bom nível de maturidade já agora em 2023. De acordo com a consultoria Gartner, 5 milhões de dispositivos devem ser vendidos por ano até 2025, gerando, possivelmente, um faturamento de cerca de 15,2 bilhões de dólares por ano. Entretanto, poucas pessoas sabem da história dos drones, seu surgimento, a razão de seu crescimento e afins.

O uso do drone pode variar entre recreação, sendo conhecido como aeromodelismo, e profissionais, existindo até cursos para a pilotagem profissional de drones. Ciente do crescimento da ferramenta, o ITARC preparou este artigo com curiosidades sobre a história dos drones e seu surgimento, até os dias atuais. Confira!

Confira a história dos drones e suas curiosidades

história dos drones e curiosidades

O surgimento do drone

A história dos drones iniciou-se com uma inspiração em bombas voadoras alemãs do tipo V-1, popularmente conhecidas como buzz bomb. Recebeu esse nome devido ao barulho que fazia enquanto voava, sendo criada pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.

Bomba V1
https://pt.wikipedia.org/wiki/V-1

Apesar de ser limitada e considerada um alvo fácil, conseguiu um sucesso considerável com sua velocidade constante e por voar somente em linha reta, atingindo um número de mais de 1.000 bombas V-1 lançadas. Alguns anos mais tarde, ainda na Segunda Guerra mundial, foi criada sua sucessora, a bomba V-2.

Quem inventou o drone?

O modelo que ficou marcado na história dos drones, ou seja, o qual conhecemos hoje em dia, foi desenvolvido pelo engenheiro espacial israelita Abraham (Abe) Karem. Segundo ele, em 1977, época de sua chegada nos EUA, eram necessárias 30 pessoas para controlar um drone. Diante desta situação, ele fundou a empresa Leading System e, utilizando poucos recursos tecnológicos, como fibra de vidro caseira e restos de madeira, deu origem ao Albatross.

Com as melhorias alcançadas com o novo modelo – 56 horas no ar sem recarga de baterias e com três pessoas operando, o engenheiro recebeu financiamento da DARPA para os aprimoramentos necessários para o protótipo e, com isso, surgiu o novo modelo chamado Amber.

https://www.darpa.mil/about-us/timeline/amber-predator-global-hawk-predator

Tais aeronaves foram projetadas e desenvolvidas para missões militares que ofereciam risco à vida de seres humanos, como resgate em incêndios e com a segurança de civis. Estas possuem como objetivo permitir o monitoramento ou o ataque à alguma região.

No Brasil, a história dos drones foi marcada pelo BQM1BR, o primeiro VANT registrado no país, fabricado pela CBT (Companhia Brasileira de Tratores). Movido a jato, o protótipo tinha como objetivo servir de alvo aéreo, realizando seu primeiro voo em 1983.

Além desse, outro VANT registrado é o Gralha Azul, produzido pela Embravant. Este possui mais de 4 metros de envergadura, podendo realizar até 3 horas de voo.

O uso de drones

uso ao longo da história dos drones

Assim como a internet, a história dos drones foi caminhando rumo à acessibilidade e trouxe muitos benefícios tanto para o mercado de drones quanto para seus consumidores. Hoje em dia, os drones possuem uma versatilidade enorme quando se trata do seu uso. Entre suas utilidades estão monitoramento e vigilância, foto e filmagem, uso militar, resgate, dentre dezenas de outros.

O que é um drone?

É um veículo aéreo não tripulado (VANT) que possui uma controladora de voo, podendo receber comandos por meio de radiofrequência, infravermelho e, até mesmo, missões definidas de forma prévia por coordenadas GNSS (Global Navigation Satellite System), através de seu sistema embarcado. Sua aparência remete a mini-helicópteros, alguns modelos são réplicas de jatos, outros são multirotores, quadcopters (quatro motores), modelos com oito motores e até com 12 motores, ou que utilizam combustível para seu voo.

A nomenclatura VANT já é considerada obsoleta, pois com a evolução da tecnologia e padronização mundial, o nome técnico mais praticado no Brasil desde 2022 é o de RPAS (Remotely Piloted Aircraft System) ou UAS (Unmanned Aerial System). Mesmo sendo palavras em inglês, não fica correto traduzi-las, pois sua tradução entraria em conflito com outras siglas já utilizadas na aviação. Como é o caso de ARP, por exemplo (Aeronave Remotamente Pilotada). Porém, esta sigla já é utilizada para designar “Aerodrome Reference Point”.

Drone em inglês significa ‘’zangão’’ e, devido ao seu zumbido ao voar, porém a nomenclatura costuma variar conforme seu propósito de uso. Conheça mais sobre suas nomenclaturas a seguir:

VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado)

história dos drones (vants)

Era apresentada como a terminologia oficial segundo os órgãos reguladores brasileiros do transporte aéreo. Contudo, no Brasil, é caracterizado como RPA qualquer aeronave projetada para operações sem pilotos embarcados, de acordo com a legislação pertinente, Circular de Informações Aéreas AIC N 21/10.

O RPA ou RPAS possui fins comerciais ou de pesquisa científica e experimentos. Além disso, para um drone ser considerado um RPA, é necessário este possuir carga útil embarcada, não influenciando em seu funcionamento, como por exemplo uma câmera ou uma embalagem de produto.

RPAs (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas)

É considerado o termo correto para referir-se a aeronaves que são controladas remotamente durante o voo.
No caso de alguém, por exemplo, querer realizar a filmagem do seu casamento ou realizar a entrega de alguma encomenda, é preciso uma solicitação formal de uso específico 15 dias antes, com as devidas informações e características sobre a nave para a ANAC.

Gostou do nosso artigo? Aqui no blog do ITARC você sempre pode saber mais sobre o mundo dos drones e suas curiosidades! Se você procura por um curso de pilotagem de drone ou um curso de manutenção de drones o ITARC (Instituto de Tecnologia Aeronáutica Remotamente Controlada) é o lugar certo para você. Atuamos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, Paraná, Amazonas, Alagoas e Ceará. Temos vários polos regionais essenciais para o desenvolvimento e a prática da tecnologia de RPA no Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos cursos!

E a história recente, o que temos?

Veja este vídeo sobre um projeto onde o próprio ITARC fez história lançando o primeiro Drone Salva Vidas no Brasil. Um projeto totalmente original, desenvolvido pelo ITARC e implementado no CBMERJ (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro).
Por este projeto o ITARC recebeu premiação internacional direto da General Eletric – GE.

Link úteis:
treinamento drone
curso de drone
escola de drones
curso de drone rj

Felipe Calixto

Felipe Calixto

Deixe seu comentário

Inscreva-se para receber novos artigos

ITARC