Conheça nosso blog
09Maio
Possibilidade de entrega com drone no Brasil

É possível fazer entrega com drone no Brasil?

Em março, o governo da China emitiu uma autorização oficial para que empresas pudessem realizar entrega com drone. Entretanto, inicialmente, essas entregas funcionarão apenas em regiões rurais, distantes ou pouco povoadas. Com isso, cresceu o número de empresários se perguntando se essa mesma tecnologia poderá ser utilizada no Brasil. É o que o ITARC esclarece para você neste artigo. Confira, a seguir.

Por que a entrega com drone é uma possibilidade?

Em 2015, a Amazon recebeu uma autorização para voos experimentais com drones da FAA, Federação de Aviação dos Estados Unidos. Isso fez com que o debate do uso de drones para fins comerciais crescesse e há algum tempo a Agência de Aviação Civil brasileira analisa essa regulamentação para o uso de drones no âmbito comercial, direcionado para entregas.

Entretanto, a demora dessa liberação é compreensível, uma vez que para fazer entrega com drone é necessário a união de competências do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Anac e da Anatel.

O que a segurança influencia?

Um fator bem relevante que pode atrasar consideravelmente o uso de drones para fins comerciais é a questão da segurança da população. Existe o medo de que ocorram acidentes, além de possíveis ataques e uso do equipamento por organizações criminosas. Portanto, para a entrega com drone ser legalizada, é necessário que essas questões recebam atenção essencial.

Para ser possível pilotar um drone, um conjunto de equipamentos são necessários em terra, além de pilotos especializados, uma vez que existe toda uma técnica para comandar esse tipo de aeronave.
Caso ocorresse algum tipo de queda e esse acidente lesionasse alguma pessoa, a empresa e a pessoa responsável poderia receber punição legal.

Conflitos com o mercado atual

Se a entrega com drone fosse realmente implementada no Brasil, principalmente para entrega de alimentos e mercadorias, isso poderia gerar conflitos com algumas categorias de servidores, como motoboys. Inclusive, a Domino’s já testou o uso de drone para fazer uma entrega de pizza, mas foi fora do Brasil.

Como podemos perceber, a entrega com drone ainda parece uma ideia distante de acontecer no país, mas não é impossível. O ITARC estará sempre pronto para te atualizar das novidades relacionadas ao equipamento.
Somos um Instituto de Tecnologia Aeronáutica Remotamente Controlada que oferece curso de pilotagem de drone e curso de manutenção de drones  para quem deseja estar integrado na tecnologia que mais cresce no país. Acesse nosso site, conheça nossos cursos e faça parte da nossa escola de drones.

Links úteis:
treinamento drone
curso de drone

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags