Conheça nosso blog
27Mar
benefícios do mapeamento aéreo com drones

Descubra os benefícios do mapeamento aéreo com drones

O mapeamento aéreo com drones é uma atividade que visa coletar informações dos terrenos. Dessa forma, podemos dizer que é um serviço muito solicitado pela área da engenharia com o objetivo de implantar projetos. Nesse cenário, os ramos que mais se destacam são: arquitetura, mineração, óleo e gás, meio ambiente, construção civil e agricultura. Investir nesse tipo de negócio pode trazer grandes lucros para você. Veja os principais benefícios do mapeamento aéreo com drones e entenda mais!

6 benefícios do mapeamento aéreo com drones

homem descobrindo os benefícios do mapeamento aéreo com drones

1- Alta produtividade

O mapeamento aéreo realizado por aeronaves remotamente controladas (drones) é muito mais produtivo. Isso se deve ao fato de que esses veículos não tripulados conseguem mapear uma área específica de forma mais rápida e exata.

2- Detalhamento

A riqueza de detalhes é um dos principais benefícios do mapeamento aéreo com drones.

Essas aeronaves realizam voos mais baixos que aviões tripulados, gerando imagens perfeitas que alcançam até 1 cm de detalhamento do solo. Com os drones, é possível mapear uma extensa área de mais de 4.000 hectares com alto índice de detalhamento em um único voo.

3- Redução de custos

Os drones são controlados por um único piloto no solo. Dessa forma, não é necessário despender grandes custos para manter uma equipe formada por vários trabalhadores em campo. Logo, um dos benefícios do mapeamento aéreo com drones é a redução de gastos referentes à mão de obra.

4- Agilidade

O mapeamento aéreo realizado por fotogrametria é muito mais rápido do que aquele feito por topografia. A exemplo, suponhamos que um serviço seja feito em 2 semanas por meio de instrumentos topográficos, como GPS e teodolito. Com os drones, o mesmo serviço é feito em um único dia. Ou seja, os resultados mais ágeis são um dos seus grandes pontos fortes!

5- Voo abaixo das nuvens

Um diferencial único dos drones, que também se apresenta como um dos benefícios do mapeamento aéreo, é sua capacidade de sobrevoar abaixo das nuvens. Os voos mais baixos permitem uma visualização perfeita do terreno sem a interferência das grandes coberturas de nuvens — o que é um problema comum para satélites e aviões tripulados. É possível mapear com precisão até mesmo áreas úmidas e em diferentes épocas do ano.

6- Diferentes aplicações

Um dos benefícios do mapeamento aéreo com drones é sua versatilidade. Ele pode ser útil em diferentes mercados, se adequando a cada um deles de acordo com a sua necessidade. Por exemplo, no poder público, o serviço pode ser usado para mapear todos os bairros da cidade para levantar informações, como áreas com risco de invasão, cálculo do IPTU e construções recentes.

Torne-se piloto de drones (RPAS) com o ITARC!

Os benefícios do mapeamento aéreo com drones te convenceram a ingressar nesse mercado? Então, você deve estar devidamente preparado para atuar na profissão! Para isso, pode contar com o ITARC! Somos referência na formação e capacitação de Pilotos UAS Profissionais e Técnicos Especialistas UAS. Oferecemos cinco tipos de curso em todo o Brasil:

Entre em contato conosco e conquiste a sua tão sonhada formação em drones (RPAS)!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags