Conheça nosso blog
04Out
aplicativos para pilotos de drones

Conheça 3 aplicativos para pilotos de drones

Para ser um piloto profissional de RPA, diversos fatores devem ser levados em consideração. O principal deles é um curso de drone, onde o aluno aprenda a prática e as normas jurídicas da atividade. Este conhecimento é essencial para garantir uma pilotagem segura. Entretanto, também é possível contar com outras ferramentas para que isso aconteça, como os aplicativos para pilotos. Para que você conheça quais são essas tecnologias, o ITARC elaborou este artigo. Aqui, você compreenderá as melhores aplicações para esses programas e como utilizá-los com responsabilidade.

3 aplicativos para pilotos de drones que você precisa conhecer

Fazer o uso de drones não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é responsável por regularizar a atividade. Além do conhecimento técnico, diversos itens influenciam no momento da pilotagem. Por exemplo, a probabilidade de chuva, direção e velocidade do vento e proximidade de áreas proibidas.

Os aplicativos para pilotos listados abaixo são responsáveis por identificar alguns desses itens. Assim, as chances de acidentes ou os riscos de sofrer sanções são muito menores. Todos eles estão disponíveis no iTunes ou Google Play. Confira!

UAV Forecast

Esse aplicativo é essencial para o planejamento do voo. Por meio dele, é possível checar as condições meteorológicas do dia. O software oferece detalhes minuciosos sobre as velocidades do vento, possibilidade de chuva, cobertura de nuvens e temperatura. Todos esses dados são trabalhados de acordo com a localização do usuário.

O que torna esse aplicativo tão interessante é a possibilidade de ver essas previsões de acordo com as horas. Você também pode ver essas informações de forma antecipada. Isso permite uma prevenção maior contra desastres que podem ser causados pelas condições climáticas.

Flight Radar

O Flight Radar permite que o piloto visualize, em tempo real, aviões e helicópteros próximos. Isso ajuda a prevenir colisões fortes, capazes de destruir o RPA. Ele também aponta se alguma aeronave está voando abaixo de 120 metros, que é o limite permitido para voo de drone.

É importante frisar que algumas aeronaves, como as de organizações de segurança pública, possuem permissão para voar abaixo de 120 metros. Ou seja, as chances de colisão com drones são altíssimas se precauções não forem tomadas. Por esse motivo, esse aplicativo é essencial para o planejamento de voo. É permitido para voo de drones classe 3 (até 25 kg).

Google Earth

Com essa ferramenta, é possível fazer uma análise prévia do ambiente antes do voo. Essa avaliação é importante porque permite encontrar inúmeros riscos de segurança. Na versão desktop, você pode fazer a medição entre áreas e receber dados sobre o ambiente onde você fará a filmagem. Também é possível visualizar uma versão em 3D de edifícios em áreas mais urbanas.

Cuidados necessários

É fundamental ter consciência de que esses aplicativos para pilotos são importantes contra acidentes, porém não adiantarão sem o conhecimento especializado. Para fins corporativos, comprar um drone profissional e realizar uma formação de qualidade é impreterível.

Portanto, procure utilizar os aplicativos para pilotos apenas como um auxílio e não como único método de aprendizado. Essa é a melhor forma de aproveitar as vantagens dos drones de forma integral.

Para ter um aprendizado completo, conte com uma academia de qualidade. Aqui no ITARC você encontra as melhores especializações. Além do curso de pilotagem, também oferecemos formação de instrutores e manutenção de RPAS. Somos referência no mercado de capacitação e formação de pilotos. Entre em contato conosco e conheça melhor o nosso trabalho!

 

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags